Cinco cachoeiras em 1 dia (Corrida de Montanha)
São 35 quilômetros com baixa altimetria e muito leito de rio, o que deixa a aventura ainda mais técnica e cheia de desafios. As cachoeiras da Fumacinha, Buracão, Véu de Noiva, Licuri e Rio Preto são os atrativos naturais da cidade de Ibicoara ao sul do Parque Nacional que serão visitadas neste roteiro.
Caminhos dos Tropeiros e Cachoeira Encantada de Mountain Bike
São 30 quilômetros de trilhas técnicas com muito single, rockgarden e downhill. A paisagem é de tirar o fôlego: banhos de rios e o visual de umas das maiores cachoeiras do Brasil agregam ainda mais beleza nessa aventura. O caminho é repleto de histórias, desde trilhas desgastadas com o passar das tropas de mulas a pinturas rupestres estimadas em 8 mil anos.

Trilha Trans Sincorânea (Corrida de Montanha)
O roteiro turístico com a maior distância da Bahia, voltado para aqueles aventureiros mais ousados. São 120 quilômetros e com 2.420 metros de altitude e trilhas bem técnicas. Pode ser feita em 30 horas, o menor tempo registrado, ou em vários dias.

A saída é no pacato povoado do Baixão, em Ibicoara, cruzando toda a extensão do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), passando pelo município de Mucugê e culminando no povoado do Vale do Capão, em Palmeiras. A paisagem dos Gerais Machombongo, Rio Preto e Vieira, como são conhecidos os campos de altitude na região, encontram em uma trilha marcada de história da remota época do garimpo.

Três Picos do Nordeste (Corrida de Montanha)
Roteiro turístico para todos aqueles loucos por montanha. São 30 quilômetros de trilhas técnicas, com subidas e descidas. A paisagem natural e a história da pacata cidade de Rio de Contas – extremo sul da região da Chapada – trazem ainda mais beleza a esta vivência entre esporte e montanha.

Contorno no Parque Nacional
Um contorno do PNCD em dois dias ou mais, com ou sem logística de carro, pernoitando em pousadas. São 360 quilômetros que incluem trilhas técnicas, estradão e rodovia, em meio às montanhas da Chapada, onde sempre é possível um banho de rio além da contemplação das maiores cachoeiras do Brasil!

Essa aventura passa pelos 6 municípios que fazem limite com o Parque Nacional: Ibicoara, Itaetê, Andaraí, Lençóis, Palmeiras e Mucugê. Cada cidade traz com suas peculiaridades, belezas e histórias que vão desde pinturas rupestres às expedições do século passado, como a de Theodoro Sampaio, Coluna Prestes e as guerras dos coronéis durante o Ciclo do Diamante. A culinária sertaneja ao longo do percurso é arreigada de pratos típicos, onde é possível degustar cafés e cervejas de produtores artesanais nas cidades mais badaladas da Chapada.